A importância da Nutrição


O ácido fólico é uma vitamina B e é bem conhecido por seu papel durante o neurodesenvolvimento precoce. Promove o fechamento do tubo neural no útero. O tubo neural no embrião em desenvolvimento é o primeiro passo para a formação do cérebro e da medula espinhal. Se o tubo neural não fechar, pode levar a defeitos do tubo neural (DTN), como a espinha bífida. Recomenda-se que mulheres em idade fértil suplementem sua dieta com 0,4-1 mg de ácido fólico diariamente. Além disso, para reduzir o número de DTN, as leis obrigatórias de fortificação com ácido fólico foram postas em prática em 1998 nos EUA e no Canadá, bem como em outros países ao redor do mundo. Em resposta à fortificação obrigatória, houve uma redução no número de DTNs no Canadá e nos EUA.

Recentemente, a suplementação materna sobre o ácido fólico levantou algumas preocupações. Sobre suplementação é definida como a ingestão de mais de 1 mg de ácido fólico por dia. Houve um aumento na suplementação excessiva de ácido fólico nos EUA e no Canadá, onde as leis obrigatórias de fortificação com ácido fólico estão em vigor e o uso de suplementos é alto. Estudos epidemiológicos têm relatado que o excesso de ácido fólico tem sido associado ao aumento do risco de câncer. Curiosamente, o consumo excessivo de ácido fólico materno tem sido associado ao transtorno do espectro do autismo, mas os dados não são claros, já que outros estudos relataram efeitos protetores. Além disso, foi relatado que o excesso de ácido fólico materno altera o neurodesenvolvimento em animais.

Um recente estudo publicado investigou se o excesso de ácido fólico materno está associado a mudanças no neurodesenvolvimento da prole. Usando um modelo de rato de suplementação materna de ácido fólico, os autores relatam que filhos de mães que foram alimentadas com altos níveis de ácido fólico tinham memória prejudicada e desenvolvimento do cérebro. A quantidade de ácido fólico na dieta das mães foi de 20mg / kg para modelar sobre suplementação em humanos. Animais de mães com excesso de suplementação de ácido fólico não se lembravam de ver um objeto familiar, assim como os animais de controle. Além disso, eles tinham níveis reduzidos de um neurotransmissor que é importante no aprendizado e na memória, chamado acetilcolina.

Estes são alguns dos primeiros resultados mostrando como a suplementação materna com ácido fólico pode afetar o neurodesenvolvimento precoce. Recentemente, publicamos uma revisão atualizada de como a suplementação materna sobre o ácido fólico afeta o neurodesenvolvimento da prole. Nossa análise abrangente inclui estudos de populações humanas, bem como estudos de ciência básica para entender como as coisas no cérebro, bem como os comportamentos estão mudando quando as mães estão complementando com muito ácido fólico. Mais estudos são necessários para entender o impacto total da suplementação materna sobre o desenvolvimento neurológico da prole. Como alguém sábio disse uma vez, tudo com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário